Foto: Beto Albert (Arquivo/Diário)
Quem saiu de casa neste sábado (6) teve que buscar sombra e aumentar o consumo de água. A previsão indica que o domingo (7) será ainda mais quente, com máximas superiores aos 38 °C em Santa Maria e região.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A causa do clima é uma massa de ar quente e seco que domina o estado: o calor se intensifica e a umidade relativa do ar cai drasticamente, deixando o ar muito seco. Em várias regiões do Rio Grande do Sul, a umidade pode ficar abaixo dos 30%, o que exige atenção redobrada.
Atenção à saúde e aos cuidados com o clima
- Com o calor intenso e o ar seco, há risco de desidratação, problemas respiratórios, sensação exagerada de calor e desconforto térmico.
- Especialistas recomendam beber bastante água, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes, usar roupas leves e claras e redobrar atenção com crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde.
- Ambientes internos climatizados e evitar esforços físicos nas horas mais quentes também são estratégias importantes.
Mudança de tempo: chuva e risco de temporais a partir de segunda
A previsão indica que a partir de segunda-feira (8) a situação muda: a chegada de um sistema de baixa pressão deve trazer chuva. A instabilidade se espalhará pela Região Central do Estado.
Segundo boletins meteorológicos da Defesa Civil estadual, há risco de temporais com granizo, chuvas intensas, rajadas de vento e descargas elétricas em várias regiões do RS — como Centro, Norte, Noroeste, Oeste e Campanha.

Leia mais:
- Falta de chuva atrasa plantio e liga alerta para milho na Região Central, aponta Emater
- Calor pela frente: sexta-feira ensolarada antecede fim de semana de máximas próximas de 40°C em Santa Maria
- Primavera traz aumento de crises alérgicas: médica explica causas e cuidados para aliviar os sintomas